img_20150827_135124No último dia 26 de agosto enfatizamos o trabalho com a temática da “Diversidade Étnico Racial” na Arca de Noé.

Apesar de já trabalharmos as inúmeras “diferenças” e “diversidades” em nosso dia a dia com enfoque à necessidade e importância do respeito para com o outro, esse dia com certeza teve um “gostinho diferente”.

Mas afinal de contas, o que é “Diversidade Étnico Racial”?           Entendemos que é tudo aquilo que nos diferencia de uma outra comunidade de acordo com as características genéticas ou fenotípicas, e por isso, vai muito além da cor da pele. Tem haver com as questões culturais, linguísticas e até mesmo com aquilo que acreditamos.

E para marcar esse dia tão especial na Arca de Noé, abraçamos o Dia D – Dengos e Cafunés, instituído esse ano pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED/PBH.

Para envolver as crianças e a comunidade num todo lançamos uma proposta para que cada grupo de crianças se apresentasse caracterizado de um povo em específico. Escolhemos povos com características “bem marcantes” para que as crianças e adultos se atentassem sobre a diversidade existente no planeta.

Tivemos a representação dos povos africanos, gregos, japoneses, mexicanos, portugueses, egípcios, indianos e israelitas. Foi uma mistura de povos, cores e costumes realmente impressionante, e refletimos coletivamente sobre a necessidade de aceitar o outro tanto em suas diferenças quanto em suas limitações, o que foi um tempo muito valioso principalmente para os pequenos!

Dentre as atividades desenvolvidas dentro dessa temática tivemos vídeos, rodas de conversa, desfile, o trabalho com literatura infantil aonde vimos alguns títulos super interesantes como Intolerância e Racismo Não – Autor: Florece Dutheil e Henri Fellner, Diversidade - Autor: Tatiana Belinky, Rodrigo Porco-Espinho - Autor: Fanny Joly e Rémi Saillard, Meninas Negras - Autor: Madu Costa, Tudo bem ser diferente – Autor: Parr Todd, As Cores do Arco-íris – Autor: Moore Mallinos e outros.

Foi um dia muito especial e “diferente” pra toda a comunidade Arca de Noé, e com certeza ele ficará em nossa memória.

As fotos que mostram um “pouquinho” de tudo o que vivemos e aprendemos nesse dia estão disponíveis em nossa Galeria de Fotos, e vale a pena conferir!   ;-)

Dia D – Dengos e Cafunés: Diversidade Étnico Racial.