O ano letivo de 2016 infelizmente não começou nada bem para a Associação Arca de Noé (mantenedora do Instituto de Educação Arca de Noé) e nem para as 194 Instituições que hoje fazem parte da Rede Conveniada com a SMED/PBH, Instituições essas responsáveis pelo atendimento de 25.000 (isso mesmo, vinte e cinco mil) crianças, mais do que a própria rede do município. Isso porque mal o ano letivo se iniciou já estamos vivenciando a “crise da merenda escolar”.

Conforme o estabelecido no Contrato de Cooperação Mútua firmado entre a Associação Arca de Noé e a SMED/PBH, a prefeitura deveria nos fornecer semanalmente os produtos perecíveis, como as carnes e os hortifrutigranjeiros, e mensalmente todos os produtos não perecíveis, para o cumprimento do cardápio elaborado pela Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional – SMASAN.

Acontece que nossa última entrega de hortifrutigranjeiros foi no dia 07/03/16, e agora fomos informados de que a entrega (que deveria ser semanal) está “suspensa” até o dia 08/04/16. Fala sério! Dá pra acreditar que isso está acontecendo logo na cidade que, segundo dados já divulgados na mídia possui a melhor Educação Infantil do país?

Desde o último dia 24/03/16 temos nos esforçado enquanto gestores para resolver este problema que é de ordem pública, mas o certo é que não chegaremos a lugar algum se cada uma não cumprir com sua parte nesse acordo.

Agora, estamos nos mobilizando por meio do Movimento de Luta Pró Creches, que representa as Instituições da Rede Conveniada junto ao Núcleo de Convênio da PBH. Na última terça-feira, dia 29/03/16, o MLPC encaminhou um ofício ao Secretário de Alimentação do município de Belo Horizonte, mas até agora a única coisa que conseguimos dele foi o silêncio, justamente o que não queremos nesse momento.

A Associação Arca de Noé tem se posicionado diariamente por meio de sua FanPage (www.facebook.com/associacaoarcadenoe), onde temos deixado claro a relação de transparência que mantemos com as famílias atendidas e o nosso descontentamento com toda essa situação, que atinge diretamente nossas crianças.

Hoje, além dos hortifrutigranjeiros, estamos sem leite e sem tempero, e nada disso tem cara de melhor Educação Infantil do país.

Sabemos que essa luta “ainda” não termina por aqui, e mesmo em meio a tantas demandas às vezes é preciso parar e literalmente “dar o grito”.

Afirmamos que o atual convênio mantido com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED/PBH (desde o ano de 2005) é “primordial” para que a Associação Arca de Noé mantenha suas portas abertas, beneficiando crianças e famílias com uma Educação Infantil que prima pela qualidade em todos os sentido, contudo, o fato é que nossa relação com a SMED/PBH (assim como a das demais Instituições da Rede Conveniada) ainda precisa melhorar e muito!

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!

A Crise da Merenda Escolar.