Educação Infantil – Primeira Etapa da Educação Básica: Reconhecemos e Valorizamos!
Por reconhecer a Educação Infantil como a Primeira Etapa da Educação Básica e por acreditar numa concepção de criança enquanto sujeito histórico e de direitos, que nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura, nos propomos o oferecer uma educação integral a criança, de modo a trabalhar diariamente com um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico.
Educar Cuidando e Cuidar Educando: Esse é o Nosso Compromisso!
Acreditamos na “Educação” em sua integralidade, estendendo o “cuidado” como algo indissociável ao “processo educativo”. Por isso, em nosso dia a dia, propomos ás nossas crianças atividades que tem como eixos norteadores as interações e brincadeiras, pautadas em três eixos principais:
Eixo 1: Construção de atitudes e valores;
Eixo 2: A construção do conhecimento mediante interações estabelecidas com a cultura, à natureza e a sociedade, ou seja, com o mundo físico e social;
Eixo 3: A apropriação de múltiplas linguagens (oral, escrita, musical, corporal, plástica, digital, brincar e matemática) como forma de expressão.
Os Direitos da Criança – Nossa Luta Constante
A luta pela dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência, seja ela física ou simbólica, fazem parte de nosso trabalho, bem com a proteção a qualquer forma de negligência, seja por parte da família ou demais grupos e espaços sociais.
Objetivos do Trabalho com o Ensino Infantil
Objetivo Geral:
> Atender a crianças de 00 (zero) á 05 (cinco) anos de idade do 1º e 2º Ciclos da Educação Infantil, correspondentes á Primeira Etapa da Educação Básica, garantindo e exercendo as funções de “cuidar educando” e “educar cuidando”, complementando assim a ação da família e da comunidade.
Objetivos Específicos:
> Propiciar o desenvolvimento integral da criança em seus mais diversos aspectos, como por exemplo, o físico, o psicológico, o intelectual, o cognitivo, e o social, assegurando a indissociabilidade entre os atos de ‘cuidar” e “educar”, bem como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e interação com outras crianças, respeitando os seguintes princípios:
I – Éticos: Da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente, e às diferenças culturais, identidades e singularidades;
II – Políticos: Dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
III – Estéticos: Da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais, conforme o exposto nos artigos 1º e 2º da Resolução N. 001/2012 do CME/BH.
> Articular as experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral do público atendido.
> Assegurar, no funcionamento e atendimento, o cumprimento da legislação pertinente a Educação Infantil em vigor.
> Perceber, entender, respeitar e valorizar a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas diversas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, que brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
> Desenvolver diariamente atividades diversificadas com base nos eixos e linguagens apontados nas Proposições Curriculares para a Educação Infantil do Município de Belo Horizonte, sendo os eixos: Cultura Natureza e Sociedade , Brincar e Interações e dentre outras as linguagens oral, linguagem escrita, linguagem musical, linguagem corporal, linguagem plástica visual, linguagem digital, linguagem matemática, linguagem corporal.
> Oferecer uma alimentação diária e balanceada, conforme as orientações emanadas da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional – SMASAN, trabalhando ainda de forma lúdica e significativa os conceitos relacionados á saúde, á nutrição, por meio da criação e execução de projetos de educação e reeducação alimentar, com o objetivo de implantar e estimular hábitos saudáveis desde a primeira infância.
> Contribuir para a formação dos profissionais que cuidam da preparação e armazenamento dos alimentos, bem como demais profissionais presentes na Instituição, no sentido de ampliar os olhares quanto à importância da alimentação dentro da Instituição de Educação Infantil, fazendo com que os momentos de alimentação sejam vivenciados como práticas educativas e essenciais ao bem estar físico e mental, bem como ao processo de crescimento/desenvolvimento natural de cada criança.
> Ampliar o fortalecimento do vínculo afetivo-emocional entre Instituição de Educação x Instituição Familiar, bem como á comunidade local por meio de mecanismos que garantam a participação numa gestão democrática e a conscientização de saberes da comunidade.
> Trabalhar diariamente com o acompanhamento e avaliação do desenvolvimento integral dos educandos e o acesso das famílias ás informações sobre a vida escolar da criança, por meio da utilização de múltiplos registros.
> Levar as crianças a observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como parte do todo, que mesmo ainda dependente também é atuante no meio social, cultural e natural.
> Levar as crianças ao desenvolvimento de uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades/potencialidades e percepção de suas limitações.
> Estimular as crianças na descoberta e conhecimento progressivo de seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo a valorização de hábitos de cuidado com a própria imagem, saúde e bem estar.
> Possibilitar acesso aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas á expressão, á comunicação, á interação social, ao pensamento, á ética e á estética.
> Garantir a participação, o diálogo e a escuta cotidianos das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.
> Ampliar o conhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo ações de interação entre as crianças da mesma faixa etária e de faixas etárias diferenciadas.
> Incentivar a curiosidade, a exploração, a encantamento, o questionamento, a indagação e o reconhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e á natureza.
> Propiciar a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais de nossa região e do Brasil.
> Possibilitar a troca de ideias entre os Educadores Infantis através de reuniões e de rodas de conversa dentro da própria Instituição de Ensino, buscando soluções para os problemas e conflitos do cotidiano.